22/10/2021

Teresina recebe o 3° Encontro piauiense de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Auxiliares e técnicos de Enfermagem reuniram-se em Teresina durante o

Auxiliares e técnicos de Enfermagem reuniram-se em Teresina durante o 3° Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí. O encontro possibilitou amplo debate sobre qualificação, valorização profissional e qualidade dos serviços de saúde no Brasil. Seguindo todos os protocolos de distanciamento referentes à Covid-19, auxiliares e técnicos de Enfermagem, conselheiros, servidores e convidados presenciaram uma programação rica composta por mesas redondas e palestras relacionadas ao tema central: “O empoderamento dos auxiliares e técnicos de Enfermagem frente aos serviços de saúde”.

Na abertura, Tânia Maria dos Santos, que é membro da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (CONATENF/Cofen), agradeceu a oportunidade de mostrar a força, a competência e a importância dos técnicos e auxiliares de Enfermagem para a saúde coletiva. Tânia destacou, ainda, a atuação do Cofen na luta pela aprovação do Piso Salarial: “Neste Ato Solene que abre os trabalhos, temos a oportunidade de exaltar a profissão de Enfermagem, destacamos a coragem e o pioneirismo da presidente do Cofen, Betânia Santos, na luta pela aprovação do Piso Salarial da Enfermagem. Lutar pela regulamentação do piso é lutar pela qualidade de vida e de trabalho dos profissionais da Enfermagem”, disse.

A Enfermagem representa 60% da força de trabalho entre os profissionaizs de saúde no Brasil. E, nesse cenário, auxiliares e técnicos de Enfermagem são a maioria. A conselheira T.E. e Enfª Leone Damasceno ressaltou a importância da realização desse tipo de evento: “O Encontro é importante por ser um momento em que podemos destacar os três pilares da valorização dos auxiliares e técnicos de Enfermagem: autonomia, consciência política e empoderamento”, explicou.

O presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, e os conselheiros: Enfª. Deusa Helena Albuquerque, T.E. e Enfª Diana Oliveira, T.E Antônio Santos, T.E e Enf. Flaviano Aragão, T.E. e Enf. Wendel Alves, Enfª Verbênia Cipriano, Enfª Elisângela Varonil, T.E. e Enfª Geórgia Menor e T.E. e Enfª Leone Damasceno prestigiaram o evento. Também marcaram presença no encontro os membros da CONATENF: Emerson Cordeiro, Rodrigo Paulo Machado e Newton Cleiton Batista.

A técnica de Enfermagem Maria Vilanir, que possui 43 anos de profissão e reside no município de Inhuma-PI, parabenizou a organização do evento: “Foi uma experiência muita rica, surpreendeu todas as minhas expectativas. Parabéns a todos os envolvidos na realização desse encontro maravilhoso”, finalizou.

O objetivo da Gestão 2021/2023 é tornar o Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem parte do calendário anual de eventos. Acompanhe as nossas mídias para ficar por dentro de tudo.

Fonte: Ascom – Cofen e Coren-PI

 




  • e-dimensionamento-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114