26/04/2021

Senadores piauienses apoiam projeto que regulamenta o piso salarial dos profissionais de enfermagem

Dois senadores piauienses, Marcelo Castro e Elmano Férrer, declararam apoio,

Dois senadores piauienses, Marcelo Castro e Elmano Férrer, declararam apoio, na manhã desta segunda-feira (26), ao Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) para a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que institui o piso salarial dos profissionais de enfermagem e a redução da jornada de trabalho para 30h semanais.

O senador Marcelo Castro declarou compromisso com a causa durante a reunião com os integrantes do Coren-PI. “Estamos dando nosso apoio para o projeto da enfermagem que tramita no Congresso Nacional. O meu compromisso é trabalhar para aprovação desse projeto tão importante para a categoria da enfermagem no Brasil”, disse.

Senador Marcelo Castro declara apoio ao PL 2564/2020

Caso o projeto de Lei seja aprovado, os enfermeiros (as) terão salário mensal de R$ 7.315, os técnicos (as) receberão 70% sobre o piso do enfermeiro, e os auxiliares de 50%. Além disso, a jornada de trabalho será de 30h semanais.

“Eu apoio a reivindicação. É uma classe profissional importantíssima para área de saúde no Brasil. Eles, profissionais de saúde, estão a frente desse processo de enfrentamento a essa grande Covid, que está aterrorizando a todos. É uma aspiração antiga e justa”, comentou o senador Elmano Férrer.

Senador Elmano Férrer declara apoio ao PL 2564/2020

O presidente do Coren-PI, Antônio Neto, agradeceu pelo apoio à demanda histórica da enfermagem. “Os profissionais de enfermagem do Piauí agradecem pela sensibilização dos senadores. O projeto 2564/2020 trará dignidade a todos os profissionais de enfermagem do Brasil, especialmente aos profissionais do Piauí”, finalizou.

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí ainda aguarda o posicionamento do senador Ciro Nogueira.

Projeto de Lei 2564/2020

O Projeto de Lei (PL) n° 2564/2020, que visa estabelecer o piso salarial dos profissionais de Enfermagem, está no Senado Federal para ser analisado e votado. A reivindicação tem o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais.

O PL 2564/2020 propõe o piso salarial de R$ 7.315,00 para enfermeiros, R$ 5.120,00 para técnicos, e R$ 3.657,00 para auxiliares de Enfermagem. O PL abrange o setor público e privado, inclusive entidades filantrópicas e organizações sociais de saúde.