27/03/2018

Semana da Enfermagem: de 12 a 20 de Maio

Anualmente, no quinto mês, comemora-se, no período de 12 a

Anualmente, no quinto mês, comemora-se, no período de 12 a 20 de maio, a Semana Nacional da Enfermagem em homenagem aos profissionais de enfermagem, considerados e reconhecidos como gestores e produtores de cuidados a pessoa humana.

A semana de comemorações nacionais se inicia no dia 12 de maio – Dia internacional do Enfermeiro e se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

Essas datas honram e homenageiam duas ilustres mulheres e profissionais da enfermagem: o nascimento da italiana Florence Nightingale, a pioneira da enfermagem moderna, em 12 de maio de 1820. Bem como, a data de falecimento, em 20 de maio de 1880, da baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri), a Mãe dos Brasileiros. No Brasil, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), em 1940, promoveu a 1ª Semana de Enfermagem.

Os profissionais de enfermagem como produtores e gestores de cuidados acompanham, orientam e observam o usuário/paciente/cliente em todo: ciclo de vida, processo de restabelecimento da saúde, bem como, nos momentos de promoção, prevenção de doenças, acidentes e agravos.

Contabilizados pelo Cofen até 01 de fevereiro de 2018, há mais de 02 milhões de profissionais de enfermagem no país, sendo cerca de 32 mil no Piauí. De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE), no capítulo I, das responsabilidades, esta semana significa um momento de reflexão e formativo com o intuito de:

Art. 6º Aprimorar seus conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos, históricos e culturais que dão sustentação à prática profissional (CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM, 2017).

No ano de 2018, estamos celebrando a:

• 42ª Semana Piauiense de Enfermagem (1976) – Coren-PI.
  • 44ª Semana Nacional da Enfermagem (1974) – Cofen: tema essencial: “Enfermeiros: uma voz para liderar: a saúde é um direito humano”;
  • 79ª Semana Brasileira de Enfermagem – ABEN (1940): tema central: “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”.
  • Em cada cidade piauiense acontece, simultaneamente, comemorações da semana de enfermagem, apoiadas pelo Coren-PI e vinculadas aos estabelecimentos de saúde e de ensino. Sempre é tempo de celebrar a vida, a profissão e a qualidade de vida!

Autor: Marttem Costa de Santana