01/10/2018

Samu realiza primeiro “I Workshop Tempo Resposta é 10″

O Samu Teresina realizou nesta sexta-feira, 28, o “I Workshop

O Samu Teresina realizou nesta sexta-feira, 28, o “I Workshop Tempo Resposta é 10″, que teve por objetivo orientar aos profissionais do Samu, médicos, profissionais de enfermagem e estudantes, sobre a importância do tempo de resposta em um atendimento de urgência pré-hospitalar.

De acordo com a diretora geral do Samu Teresina, Francina Lopes, o tempo de resposta é um dos indicadores de qualidade dentro do serviço de urgência e que é um trabalho que envolve não somente a equipe médica, mas também a população.

“Esse tempo resposta é aquele que o solicitante aciona a ambulância até o momento em que a ambulância chega na ocorrência. Nosso objetivo aqui hoje é sensibilizar, não somente os funcionários em relação a esse tempo resposta, como também, a comunidade no que diz respeito ao entendimento básico com ações como exemplo, de ao ver um carro do Samu no trânsito, dar espaço ou passagem para que esse carro possa seguir mais rápido e com segurança”, explicou.

Para a presidente do Conselho Regional de Enfermagem no Piauí (COREN-PI), Tatiana Guimarães, um tempo de resposta mais breve significa mais vidas sendo salvas, e consequentemente, maior eficácia no atendimento.

“Nosso Samu é referência em todo o país, e fora dele também. Mas nós podemos chegar a ter maior qualidade ainda, por ter um tempo de resposta adequado que é o indicador que o ministério da saúde recomenda e por isso que realizamos esse primeiro workshop, para que a classe consiga reduzir esse tempo resposta que temos hoje e chegar a meta que é de 10 minutos”, destacou.




  • BannerLateral30horas-207x114
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • e-dimensionamento-207x117