28/11/2018

Representantes do Coren-PI participam do 21º CBCENF e realizam troca de experiências e informações

Considerado o maior evento científico anual na área de saúde,

Considerado o maior evento científico anual na área de saúde, o 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) acontece entre os dias 26 e 30 de novembro, em Campinas – SP.

Com mais de 6 mil vagas disponibilizadas gratuitamente, o evento está abordando temas como “Enfermagem em evidência: foco na valorização profissional”, destacando os seguintes eixos temáticos: Valorização, Cuidado e Tecnologias; Ética, Legislação e Trabalho; e Políticas Públicas, Educação e Gestão.

Uma intensa programação científica foi construída em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem, destacando o objetivo do congresso, que é contribuir para o fortalecimento da profissão, promovendo a difusão do conhecimento e o intercâmbio entre profissionais e entidades.

Com delegações de vários estados brasileiros, o CBCENF conta também com a participação do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), que representado pela presidente, Dr.ª Tatiana Melo Guimarães, pelos dez conselheiros, pelo setor jurídico e pelo controlador, fizeram uma apresentação, entrando com a bandeira do Piauí e entoando músicas da terra. Recebidos pelo presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dr. Manoel Neri, e pela presidente do Coren-SP, Renata Pinheiro, o Conselho do Piauí, assim como os demais, ficaram a par da importância da troca de conhecimentos, experiências e vivências proporcionadas pela CBCENF com o intuito de promover a ética e a excelência na assistência em saúde.

Esse ano, a grande novidade do Congresso é a experiência 360º “Quando nasce uma heroína”. Trata-se de um curta metragem de ficção, com apenas quatro minutos, sobre a história da enfermeira Anna Nery, levando o expectador a uma tenda do exército, na época da guerra do Paraguai, para assistir de perto o trabalho realizado por Anna junto aos feridos em combate.

Além disso, estandes com temáticas diferentes foram colocados para exposição pelas delegações. Cada estado conta com um estande que aborda uma temática diferente, desde a “Enfermagem: uma voz que lidera a saúde”, passando pela “Igualdade de gênero no âmbito da enfermagem”, até as memórias sobre o carnaval de rua dos pernambucanos e como a sombrinha virou símbolo do frevo. A exposição é uma oportunidade dos participante conhecerem um pouco mais do trabalho realizado e da cultura das outras regiões, bem como conhecer ainda os conselheiros e compartilhar histórias, vivências e experiências.

Tatiana Guimarães destacou sua satisfação em poder participar do Congresso. Segundo ela, trata-se de uma experiência ímpar e indescritível para o crescimento do Conselho. “Mais que uma experiência maravilhosa, é a possibilidade de troca de conhecimentos e informações. É estar em contato com outros Conselhos, compartilhando o que aprendemos e buscando aprender ainda mais”, disse ela.

Na oportunidade, foi entregue o prêmio Anna Nery, conferido a pessoas que tenham prestado destacada contribuição ao desenvolvimento da Saúde e à Categoria da Enfermagem. No Piauí, Francisca Soares foi agraciada com a homenagem pelo importante trabalho realizado. Esse ano, o Coren-PI escolheu uma técnica para receber a honraria, diferenciando-se dos outros anos, onde a mesma era entregue a um enfermeiro.