- Conselho Regional de Enfermagem do Piauí - http://www.coren-pi.com.br -

Recomendações COVID-19 do Coren-PI

RECOMENDAÇÕES FUNDAMENTADAS NO OFÍCIO-CIRCULAR n.º 23/2020 GAB/SETEC/SETEC-MEC SOBRE COVID 19

 

NOTA TÉCNICA – Coren-PI

 

Diante do cenário de emergência em saúde pública, infecção humana pelo COVID-19, recomenda-se os cuidados apontados pelo Governo Federal em acordo com o Ministério da Saúde. É importante que atuemos com responsabilidade na prevenção e combate a transmissão do COVID-19.

 

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. Dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde indicam taxa de letalidade de 2 a 3% dos casos confirmados.

 

Ficar em casa após viagens internacionais, até o 14.º dia a partir da data do seu retorno, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Casos comprovadamente suspeitos de COVID-19 (mediante atestado médico), independente de viagem internacional, também serão submetidos ao mesmo regime ou que tenham entrado em contato próximo com casos confirmados, prováveis ou suspeitos. A quarentena domiciliar, de 14 dias, deve ser observada mesmo nos casos assintomáticos.

 

Visando ainda diminuir a exposição ao vírus de Profissionais de Enfermagem que pertençam a grupos vulneráveis, foi recomendado que sejam modificados os regimes de trabalho das pessoas com mais de 60 anos, gestantes, cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos, transplantados e imunossuprimidos em geral, ou seja:

– Evitar contato social e físico;

– Proteger e cuidar das pessoas da terceira idade (mães, avós e bisavós);

– Suspender aulas, estágios, eventos científicos e comemorativos;

Orientações comportamentais gerais para a comunidade e Profissionais de Enfermagem:

 

 

Orientações sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual – EPI:

 

Enquanto estiver em uso, evite tocar na máscara;

 

 

Teresina, PI 16 de março de 2020.

 

Plenário do Coren-PI