16/07/2018

Processos Administrativos são temas de qualificação no Coren-PI

Os colaboradores do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI)

Os colaboradores do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) participam nesta segunda e terça-feira, dias 16 e 17, de uma atividade de atualização em Processo Administrativo, realizada em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

“O encontro desses dois dias está voltado em especial para os procedimentos relacionados ao processo administrativo, como manusear, os cuidados que devemos ter, os documentos que devem compor o processo administrativo, aconselhamento de falhas que são possíveis de serem evitadas, principalmente falhas simples, que podem comprometer o sucesso desses processos. De uma forma geral, viemos debater e discutir essas questões com os profissionais”, explicou o Chefe do departamento de Exercício Profissional do Cofen, Walquírio Costa.

Além de promover atualização profissional, esses encontros também têm como foco principal promover a universalização dos procedimentos e também conhecer experiências exitosas a nível regional e que podem contribuir com o sistema a nível nacional.

“Para a equipe do Cofen é importante esse procedimento com uma frequência razoável, porque o Conselho Federal está desenvolvendo uma política de aproximação de procedimentos. Nós pretendemos que haja uma uniformização dos procedimentos entre os regionais, para que todos os Conselhos trabalhem dentro de um padrão. Então o grande objetivo, além de corrigir falhas e procedimentos, é também essa questão da unificação das rotinas administrativas entre os regionais. Assim, também podemos conhecer como os regionais estão atuando e dentro dessa atuação, o que pode ser aproveitado para todo o sistema”, pontuou o Costa.

Tatiana Melo, presidente do Coren-PI, explica também que a de atualização é uma das atividade pensadas como forma de se preparar para mudanças que serão implementadas no Conselho. Mudanças essas que vão promover mais organização e segurança técnica.

“O Coren-PI vai começar a adotar os processos administrativos em todos os setores. Por isso, aqui hoje temos colaboradores do setor administrativo, da Controladoria, da Procuradoria, Fiscalização e também os nosso Conselheiros. Como resultado dessa implantação dos processos administrativos em todos os setores, teremos mais organização e também segurança técnica em nossos procedimentos”, defendeu a Presidente.

Essa maior organização é também a principal vantagem apontada pela chefe do Departamento de Fiscalização do Coren-PI, Amparo de Castro.

“A gente vem de uma dificuldade de os processos tramitarem com mais facilidade. Às vezes um setor recebe um processo desse e não ver a importância dele seguir, dele ter uma conclusão. E o mais importante ainda é, por exemplo, o processo X não andou, onde ele está, para onde foi encaminhado,porque ele não está tendo andamento? Então é importante para a gente conhecer e entender como funciona todo esse procedimento”, finalizou.