23/05/2014

Pauta das 30 horas de trabalho para enfermeiros foi tema de debate na Câmara

Na comissão geral, deputados e representantes dos Enfermeiros, Técnicos e

10325188_463163083827498_8572054681533048247_n

Na comissão geral, deputados e representantes dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do governo e de hospitais discutiram, nesta quarta-feira, dia 21, a redução da carga de trabalho dos profissionais de enfermagem, no Plenário da Câmara dos Deputados. Os participantes exigiram a votação da proposta que garante esse direito à categoria (PL 2298/00), que há mais de 14 anos tramita na Casa.

Segundo a conselheira federal do Sistema Cofen/Corens, Fátima Sampaio, a aprovação do projeto traz benefícios tanto para os pacientes ou clientes, quanto para os profissionais. “O profissional terá mais tempo para a busca de aperfeiçoamento e qualificação profissional. Além disso, ele terá mais segurança durante a assistência da enfermagem, pois estará menos sobrecarregado e estressado”, explica a conselheira federal.

O autor do pedido para a realização do debate, o deputado André Moura (PSC-SE) destacou que “esse projeto fará justiça a homens e mulheres que fazem uma luta histórica pela saúde da população. O mais importante agora é colocar o texto em votação, se vamos aprovar ou não, é esse plenário que vai decidir, numa disputa que é parte da democracia”.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, ressaltou que está na luta para construir um consenso para que o projeto seja pautado e aprovado. Para isso, tem conversado com vários líderes partidários e representantes do Executivo.  “O assunto requer costuras políticas, acordo com o governo”, enfatizou Eduardo Alves.Para a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, Silvana Santiago, o Governo Federal precisa cumprir o compromisso assumido durante a campanha eleitoral em 2010. Na época, a Presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assumiram o compromisso de apoiar a aprovação da jornada de 30 horas.