- Conselho Regional de Enfermagem do Piauí - http://www.coren-pi.com.br -

Opinião de puérperas sobre a qualidade do serviço em centro obstétrico

Pesquisa quantitativa que objetivou analisar, sob ponto de vista de puérperas, opiniões sobre os serviços em centro obstétrico de um hospital de Curitiba – PR. A maioria das 50 participantes afirmou que foi ouvida com atenção; as instalações eram confortáveis; o ambiente era calmo; havia boas condições de higiene; não sentiram dificuldade para obter informações; sentiram-se satisfeitas com o atendimento e foram tratadas com dignidade e respeito. Destaca-se que a satisfação do usuário avalia a qualidade do serviço e a comunicação efetiva entre ele e os profissionais de saúde torna-se importante.

Descritores: qualidade da assistência à saúde, puerpério, enfermagem.

 

Patricia Prado Balado

Enfermeira especialista em Auditoria e Gestão em Saúde. Enfermeira do Hospital e Maternidade Alto Maracanã, Curitiba-PR.

 

Ana Maria Dyniewicz

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de Pós-Graduação em Auditoria e Gestão em Saúde, Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde (GPPGPS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR.

 

Luísa Canestraro Kalinowski

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (NEPECHE/UFPR), Curitiba-PR.

 

Fonte: Revista Nursing – edição – 162 – novembro– 2011