07/05/2013

Opinião de puérperas sobre a qualidade do serviço em centro obstétrico

Artigo apresenta relato das pacientes

Pesquisa quantitativa que objetivou analisar, sob ponto de vista de puérperas, opiniões sobre os serviços em centro obstétrico de um hospital de Curitiba – PR. A maioria das 50 participantes afirmou que foi ouvida com atenção; as instalações eram confortáveis; o ambiente era calmo; havia boas condições de higiene; não sentiram dificuldade para obter informações; sentiram-se satisfeitas com o atendimento e foram tratadas com dignidade e respeito. Destaca-se que a satisfação do usuário avalia a qualidade do serviço e a comunicação efetiva entre ele e os profissionais de saúde torna-se importante.

Descritores: qualidade da assistência à saúde, puerpério, enfermagem.

 

Patricia Prado Balado

Enfermeira especialista em Auditoria e Gestão em Saúde. Enfermeira do Hospital e Maternidade Alto Maracanã, Curitiba-PR.

 

Ana Maria Dyniewicz

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de Pós-Graduação em Auditoria e Gestão em Saúde, Universidade Tuiuti do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde (GPPGPS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR.

 

Luísa Canestraro Kalinowski

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPR. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (NEPECHE/UFPR), Curitiba-PR.

 

Fonte: Revista Nursing – edição – 162 – novembro– 2011

 




Veja Mais
  • BannerLateral30horas-207x114
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • e-dimensionamento-207x117