Cálculo de Pessoal - Enfermeira desenvolve ferramenta


A Resolução Cofen nº 293/2001 fixa e estabelece parâmetros para o Dimensionamento do Quadro de Profissionais de Enfermagem nas unidades assistências das instituições de saúde e assemelhados.

Vários estudos comprovam que a equipe de enfermagem compõe hoje a maior força de trabalho, seja em instituições publicas ou privadas. Evidencia-se ainda que um alto teor de complexidade pelos avanços tecnológicos e pela própria abrangência da assistência requerida pelos pacientes assistidos.

A função administrativa do Enfermeiro está prevista na Lei nº 7.498/1986, que regulamenta o seu exercício profissional. No artigo 11, define que cabe privativamente ao enfermeiro o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem.

O enfermeiro como gestor necessita aprofundar seus conhecimentos sobre o tema para prover adequadamente a equipe de enfermagem qualitativa e quantitativamente para garantir a continuidade da assistência, segura, nas 24 horas.

Assim, a Resolução Cofen nº 293/2001 traz em seu bojo uma instrumentalização legal para possibilitar ao Gestor de Enfermagem um planejamento adequado as necessidades reais, e assim defender junto à administração a provisão de profissionais de Enfermagem para o desempenho das atividades legalmente previstas.

Visando colaborar com as questões operacionais do Dimensionamento de Pessoal, a enfermeira Cleide Mazuela Canavezi, especialista em Gerenciamento de Enfermagem e Coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen, criou uma ferramenta denominada e-Dimensionamento com o objetivo de disseminar a Resolução Cofen nº 293/2001, ou seja, fazer com que ela seja largamente utilizada pela comunidade de enfermeiros tanto de assistência quanto de ensino. Para disponibilizar essa ferramenta, a enfermeira contou com a colaboração do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Coren-TO, Rodrigo Barboza.

"O objetivo também da disseminação desta ferramenta é permitir que enfermeiros a utilizem de forma crítica, objetivando ampla discussão dos parâmetros utilizados e que isso que possa subsidiar uma reformulação que atenda a todas as esferas do cuidado", esclarece Mazuela.

Conheça a ferramenta e encaminha suas críticas e sugestões para a autora cleide.canavezi@webcofen.gov.br .
.
Faça uso desse recurso http://www.portalcofen.gov.br/dimensionamento


Fonte: Porta da Enfermagem

Outras Notícias

Enquete

Na sua opinião, em que ações o poder público deveria investir como forma de melhorar a saúde no país?