30/10/2018

Junto ao COFEN, COREN – PI realiza capacitação sobre Processos de Trabalho da Fiscalização

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN – PI),

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN – PI), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), através de membros da Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS / COFEN) e do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP), realizou, durante os dias 29 e 30 deste mês, na sede do Conselho, uma capacitação sobre Processos de Trabalho da Fiscalização.

Essa capacitação consiste em um treinamento para elaboração de relatório de fiscalização e tem como objetivo, preparar ainda mais o Departamento de Fiscalização do Conselho Regional fazendo com que, durante as inspeções, seja possível otimizar o tempo e fazer com que os propósitos necessários sejam atendidos.

Tendo como público alvo fiscais do COREN – PI, além do coordenador do Departamento, o treinamento é supervisionado por membros do COFEN e contou com apresentação de slides contendo o material a ser abordado e oficinas de checagem e conferência dos Processos Administrativos de Fiscalização (PAD’s) já abertos. O mesmo permitiu que fora o PAD, fossem estudados e trabalhados também o perfil do fiscal e os instrumentos utilizados durante a fiscalização, como auto de infração, por exemplo, que se encontrava com algumas lacunas a serem preenchidas.

Segundo Arthur Antunes, Coordenador do Departamento de Fiscalização do COREN – PI, essa capacitação surgiu através de uma provocação realizada pelo Conselho, solicitando um treinamento específico que abordasse, sobretudo, o tema relatório de inspeção. Além disso, a realização dessa capacitação deu oportunidade para que os fiscais estivessem a par também de outros pontos, considerados de suma importância para a prática da atividade de fiscalização.

“Esse treinamento específico partiu de uma necessidade nossa sobre relatório de inspeção. Tivemos um outro treinamento em julho, focado nos instrumentos fiscalizatórios e agora, o COFEN está de novo no COREN – PI para focar, dessa vez, no relatório de inspeção, visto que ainda em julho, surgiram várias dúvidas. Por conta do tempo, não pudemos, no outro treinamento, nos aprofundar mais. Dessa vez foi possível”, destacou Arthur Antunes.

Arthur ponderou ainda que o COREN – PI espera, após o término do treinamento, que os fiscais possam avançar em suas inspeções e posterior a isso, dar um retorno positivo ao COFEN que apoia as ações e fazem questão de estar inseridos nas atividades do Conselho.