27/11/2019

II Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí

Nesta sexta-feira, 04/10, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí

Nesta sexta-feira, 04/10, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) deu início oficialmente ao II Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí, com a presença de profissionais de saúde e autoridades.

De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, o Encontro retorna depois de 20 anos. “Estamos retomando após 20 anos, agregando esta parcela da categoria que está sempre trabalhando e muitas vezes esquece de se qualificar. É muito importante a valorização da categoria de técnicos e auxiliares para que se sintam parte da Enfermagem”, explicou.

Tatiana informa ainda que evento está atendendo às expectativas de público da capital e que o próximo passo é levar o encontro para as demais cidades do Piauí, beneficiando também os profissionais que atuam no interior do Estado.

Uma das autoridades presentes no evento, o deputado distrital Jorge Viana, que também é enfermeiro e técnico de enfermagem, relatou que durante muito tempo a enfermagem de nível médio estava desacreditada do próprio potencial. “Começamos a fazer um trabalho de conscientização e valorização deles e com a minha eleição, os profissionais começaram a ter mais esperança de ocupar espaços mais importantes. É a prova concreta de que um técnico de enfermagem pode chegar onde ele quiser chegar com dignidade e amor à profissão. Precisamos de profissionais que escutam, evoluam e possam contribuir para o sistema de saúde público e privado”, afirmou.

Ainda estiveram presentes na solenidade de abertura do II Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí, Nilton Batista, representante do SINDATE-DF; representante da ANATENF, José Antônio Costa; Jairo Morais, representante da Conatenf, além de representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem de Minas Gerais e Espírito Santo.