14/12/2018

Especialista aborda protocolos de segurança em palestra no COREN-PI

O curso “Estratégias para implantação dos protocolos de segurança do

O curso “Estratégias para implantação dos protocolos de segurança do paciente” foi apresentado nesta sexta-feira, 14, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) e reuniu dezenas de profissionais da área.

A palestrante Susane Castro, doutora em Políticas Públicas, especialista em Qualidade na Saúde e Segurança do Paciente pela FIOCRUZ, abordou dentro da temática sugerida vários protocolos relacionados à segurança do paciente.

Entre os assuntos, a especialista exemplificou o protocolo de comunicação efetiva que passa pelo processo de manuseio do prontuário de um paciente. “O prontuário é um instrumento de comunicação na minha equipe que garante a continuidade do cuidado e eu posso ter orientações também de como manusear esse prontuário. O que é uma coisa difícil de você ver, protocolos de manuseio de uso de gerenciamento de prontuário do paciente”, disse.

Ainda de acordo com Susane Castro, é através dessas regras – embora difíceis de se encontrar – que o profissional pode dar um cuidado maior às informações do seu paciente.

“Você não ver geralmente esse protocolo com muita frequência: o que é o esse prontuário, quem pode manuseá-lo, quem pode ter acesso, quando pode tirar cópia e em que circunstância, quem pode preencher. Então são alguns cuidados com o prontuário do paciente, e esse tipo de informação eu posso colocar também no meu protocolo de comunicação efetiva”, acrescentou.

As inscrições para os cursos foram gratuitas e no ato do credenciamento, os participantes deveriam entregar 400g de leite em pó que serão doados às entidades filantrópicas de Teresina.




  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • e-dimensionamento-207x117