29/05/2019

COREN realiza Semana da Enfermagem em munícipios do Estado

A Semana de Enfermagem no Piauí teve programação ampla, aconteceu

A Semana de Enfermagem no Piauí teve programação ampla, aconteceu em diversos municípios do Estado e tratou de temas relevantes da área, levando em conta a necessidade de cada região. A Semana foi organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), em parceria com os municípios, com a realização de palestras fomentando discussões importantes.

Nesta edição, o foco é a campanha Nursing Now (Enfermagem Agora), uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que visa capacitar os enfermeiros para assumirem papel central no enfrentamento dos desafios de saúde do século XXI a nível global.

Em São João do Piauí a programação da I Semana da Enfermagem aconteceu no dia 24 de maio. A palestra de abertura teve como tema “Enfermagem uma voz para Liderar. Saúde para todos!” e foi ministrada pelo Conselheiro do Coren-PI Enf. João Paulo. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito da cidade, Gil Carlos, além de estudantes, autoridades do Legislativo de São João e municípios próximos.

Os municípios de Assunção do Piauí e Castelo do Piauí, com organização das Secretárias de Saúde, realizaram a Semana da Enfermagem, reunindo profissionais para discutir temas atuais que permeiam a profissão. A conselheira do Coren-PI, Elisângela Varoni, esteve presente nos eventos ministrando a palestra “Enfermagem: uma voz para liderar”.

Já na cidade de Floriano, a Semana aconteceu no Campus da UFPI com a participação do conselheiro do Coren-PI, João Paulo. Ele também visitou o município de Paes Landim e foi convidado para a Semana de Enfermagem no município de São Raimundo Nonato. Em todos os eventos fez o lançamento da campanha Enfermagem Agora.

Nas cidades de Nossa Senhora dos Remédios e Morro do Chapéu, a Semana da Enfermagem contou com a presença do conselheiro regional, Enf. Antônio Neto, que conversou com os profissionais da área e divulgou a campanha Enfermagem Agora. O último município a realizar a Semana foi Santa Cruz do Piauí, na Unidade Municipal de Saúde Jandira Nunes Martins. A fiscal do Coren-PI, Dra Ana Yara, contemplou a programação.