01/06/2020

Coren-PI realiza inspeções em Paulistana, Marcolândia e Boa Hora

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) segue realizando

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) segue realizando inspeções em municípios do interior do Estado para avaliar a estrutura dos estabelecimentos no atendimento de pacientes suspeitos ou diagnosticados com o novo coronavírus.

Em Paulistana e Marcolândia, o conselheiro do Coren-PI, Antônio Neto, e a enfermeira fiscal, Nayra Fernanda, fizeram vistorias em instituições de saúde referência para atendimento de casos da Covid-19. Os profissionais de Enfermagem receberam orientações e foram elencados pontos fundamentais para um atendimento seguro e de qualidade. Entre eles: a elaboração do plano de contingência, o fluxo de entrada de profissionais e pacientes, a capacitação de profissionais e a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em quantidade suficiente.

Em Boa Hora, a equipe do Coren-PI visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e constatou que a unidade de saúde dispõe de EPIs básicas para assistência pelos profissionais de Enfermagem. Os profissionais que atuam no local foram orientados sobre a importância da capacitação referente ao combate do novo coronavírus. Foi solicitado ainda o envio ao Coren-PI do Protocolo de Contingência para o correto atendimento dos pacientes e dos profissionais com suspeita ou confirmação de COVID-19.

De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, as fiscalizações realizadas no interior e na capital são fundamentais para conhecer a estrutura dos serviços de saúde. “Desde o início da pandemia, intensificamos nossas fiscalizações e voltamos nossa atenção para as instituições que estão recebendo casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Observamos em algumas unidades de saúde, dentre outros problemas, a quantidade insuficiente de EPIs, além de ausência de fluxo de atendimento e do plano de contingência”, afirma.

Fiscalizações – Marcolândia e Paulistana

Fiscalização em Boa Hora