29/04/2019

Coren-PI participa do lançamento da Campanha Nursing Now em Brasília

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI),

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Tatiana Melo, participou em Brasília do lançamento da Campanha Nursing Now Brasil, que tem como objetivos reconhecer o protagonismo e a excelência da Enfermagem, valorizar e dar destaque ao trabalho destes profissionais.

“O evento foi muito importante para alinhamento dos temas que serão abordados durante a Semana da Enfermagem, que terá como foco este ano a Campanha Nursing Now”, explica Tatiana Melo.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, alertou os deputados presentes sobre os pontos negativos que a Reforma da Previdência provocará aos profissionais da Enfermagem, entre outros. “A Enfermagem é composta por 85% de mulheres. A proposta da reforma previdenciária obrigará contribuição de 40 anos e trabalhar até 60 anos em ambientes insalubres, em um trabalho desgastante, penoso e, muitas vezes, em plantões de 12 e até 24 horas todos os dias. Nossa categoria merece uma aposentadoria especial”, declarou Manoel Neri.

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, iniciou seu discurso afirmando que a “A Enfermagem é o pulmão da Atenção Básica”. Para o ministro, já passou da hora do setor saúde se valorizar. “Quem carrega esse piano são os profissionais da enfermagem. E a atenção primária ou básica é a mais complexa sendo campo fértil da Enfermagem para documentar a sua intervenção no processo de saúde e adoecimento. Essa é uma campanha que dá aos profissionais total condição de chamar não somente os gestores, os políticos, mas toda a sociedade para participar ativamente dos cuidados que a saúde precisa ter”, finalizou.

A professora Isabel Mendes, coordenadora do Nursing Now no Brasil, conclamou a Enfermagem à iniciar a ação de valorização. “A postura de autovalorização é o item crucial da agenda da Enfermagem brasileira. É um movimento que precisa ser internalizado por cada um de nós, e externalizado, mostrando como contribuímos para os sistemas de saúde, público e privado”. “A valorização é o ponto vital da campanha, sem o qual os esforços não terão o devido reconhecimento”. Ao final da solenidade, Isabel fez a leitura da Carta de Brasília – Valorização da Enfermagem.

O programa global já está em 80 países. O Cofen e o Centro Colaborador da OPAS/OMS para o desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, foram os responsáveis pela campanha no Brasil.

Parlamentares presentes – Os deputados federais Antônio Carlos Nicoletti (RR), Léo Moraes (RO), a enfermeira Carmen Zanotto (SC) e o deputado distrital Jorge Viana, também estiveram na mesa de abertura da solenidade e firmaram compromisso para garantir à Enfermagem conquistas importantes, como jornada de trabalho de 30 horas semanais e piso salarial.

O evento contou também com a participação dos Conselheiros do Cofen, presidentes dos Conselhos Regionais, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e funcionários do Sistema Cofen/Conselhos Regionais que são parte essencial para o êxito do Nursing Now Brasil.

Com informações do Cofen