27/07/2018

Coren-PI participa do 6º CONATEN e 1º CNETENF

O conselheiro Flaviano Aragão participou de 23 a 26 de

O conselheiro Flaviano Aragão participou de 23 a 26 de junho do 6º Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de enfermagem (CONATEN) e do 1º Congresso Nacional de Especialidades para Técnicos de Enfermagem (1º CNETENF), que aconteceu em São Paulo.

O CONATEN teve como tema central “A Enfermagem como protagonista na construção e manutenção do SUS”. Já o CNETENF tratou sobre “Especialização – ferramenta para o desenvolvimento técnico científico”.

Organizado pela Associação Nacional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Anaten), o CONATEN é um espaço de discussões e aprendizado de interesse dos profissionais de nível médio.

A enfermeira Cleide Mazuela, membro da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Cofen, falou sobre o tema “Especialização: ferramenta para o desenvolvimento técnico e científico e a Resolução  Cofen 418/2011”. Cleide detalhou aspectos da resolução que regulamenta a especialização dos profissionais de nível médio, e que empodera os técnicos de Enfermagem, porém, nem todos a conhecem. “O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a especialização é a ferramenta ideal para que os técnicos se destaquem nesse mercado”, enfatizou.

A segunda palestra do evento foi “Um novo rumo para a identidade profissional dos profissionais de Enfermagem”, ministrada pela presidente do coren. Renata traçou um panorama de identidade profissional dos trabalhadores de Enfermagem e como essa imagem foi construída historicamente perante a sociedade. Em seguida, detalhou as características e competências que se espera do profissional de Enfermagem atualmente. “Temos que trabalhar pelo menos cinco grandes competências: cuidado centrado no paciente; interdisciplinaridade; prática baseada em evidências; melhoria da qualidade do atendimento e tecnologia da informação”, disse.

 

Com informações do Coren-SP/Cofen




  • BannerLateral30horas-207x114
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114
  • e-dimensionamento-207x117