11/10/2019

Coren-PI fiscaliza 143 municípios no primeiro semestre de 2019

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) divulgou o

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) divulgou o balanço das fiscalizações realizadas nos estabelecimentos de saúde de municípios do Piauí no primeiro semestre deste ano. Foram realizadas cerca de 350 vistorias em mais de 140 municípios do Piauí.

As inspeções têm como objetivo verificar como está sendo praticada a enfermagem nas instituições de saúde dos municípios e seguem um planejamento previamente estabelecido pela autarquia.

Este ano, um novo formato de vistoria foi adotado pelo Coren-PI. Além das visitas de rotina, foram incluídas também na programação as visitas de retorno, para verificar se as exigências do Conselho apresentadas nas notificações foram atendidas pelos municípios.

Segundo a presidente do Coren-PI, Tatiana Maria Melo Guimarães, o trabalho desempenhado pela equipe de fiscalização da autarquia está mais rigoroso, verificando o que foi sanado e quais a irregularidades que ainda persistem. “As fiscalizações servem ainda para orientar os profissionais sobre o exercício da profissão, divulgar nosso código de ética e dar suporte e informações para que os profissionais executem as atribuições de maneira adequada, respeitando a legislação”, pontua.

Dentre as irregularidades constatadas, as mais comuns são: inexistência ou inadequação de documentos, profissionais que não executam o processo de enfermagem, inexistência de anotação de responsabilidade técnica do serviço de enfermagem, ausência de enfermeiro onde são desenvolvidas as atividades de enfermagem.