11/09/2018

COREN-PI e Vigilância Sanitária discutem melhorias para a segurança do paciente nos serviços de saúde

Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) e

Representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI) e da Vigilância Sanitária Estadual estiveram reunidos na última segunda-feira, 10, para discutirem estratégias conjuntas voltadas à melhoria dos cuidados e segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Entre as avaliações das duas instituições, há o entendimento sobre a inadequação no dimensionamento dos profissionais da enfermagem; e o fortalecimento nas garantias do cumprimento do Código de Ética do profissional, que muitas vezes não é seguido.

A Presidente do Conselho, Dra. Tatiana Guimarães, explicou que será realizado uma oficina entre os técnicos da Vigilância Sanitária e os fiscais do COREN-PI para a apresentação de metodologias e identificação dos principais problemas encontrados por ambas as instituições nos serviços de Saúde. “Vamos realizar uma oficina em outubro para uma avaliação do cenário e, em seguida, vamos elaborar um plano de ação com intuito de ampliarmos nosso trabalho, realizando uma fiscalização conjunta para, como isso, gerar melhorias aos pacientes.”, explicou.

Ainda segundo a presidente, inicialmente o acompanhamento será para os serviços de diálises; setor que já vem recebendo um trabalho de fiscalização.

A reunião contou com a presença da Diretora Sanitária Estadual, Tatiana Chaves; e das profissionais Lucima Lima e Susane Castro, técnicas da vigilância.