21/09/2018

COREN-PI e SEMAM articulam estratégias para liberação de CRT de enfermeiro responsável por PGRSS

Na última quinta-feira (20), a presidente do Conselho Regional de

Na última quinta-feira (20), a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI), Tatiana Guimarães, esteve reunida com a representante da Divisão de Licenciamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Teresina (SEMAM), Alcina Chaves, para discutir estratégias relacionadas ao Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) e ao licenciamento do profissional de enfermagem responsável pela administração do mesmo nas instituições de saúde.

Na oportunidade, foi debatido que cabe ao enfermeiro a elaboração, o gerenciamento e a execução do PGRSS dentro das instituições de saúde, sendo necessário para tal a Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) específica para essa área.

É válido destacar que a CRT é um dos documentos exigidos pela SEMAM para a liberação da licença ambiental da instituição de saúde e pode ser gerada junto ao COREN-PI através do Requerimento para Concessão, Renovação ou Cancelamento de Responsabilidade Técnica, disponível no site.

Para Dra. Tatiana Guimarães, a parceria com a SEMAM é essencial para trazer mais segurança aos profissionais da enfermagem que são responsáveis técnicos de PGRSS. Para ela, a certificação garante que o profissional responsável pelo gerenciamento dos resíduos esteja devidamente preparado, reduzindo o risco de acidentes e contaminação.