22/01/2020

Coren-PI e FMS promovem oficina para melhorar sistematização da assistência de enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí e a Fundação

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí e a Fundação Municipal de Saúde (FMS) ofereceram nesta terça-feira (21) uma oficina para definir as fichas de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) que serão padronizadas pela FMS.

A oficina foi conduzida pela conselheira do Coren-PI, Dra. Amanda Barreto, e contou com a presença de profissionais da enfermagem que atuam na gestão municipal, discutindo todos os pontos da ficha de sistematização da assistência com o intuito de criar um instrumento padrão que possa ser utilizado pelos diferentes serviços de saúde. “Uma ótima iniciativa da Fundação, que buscou a parceria do Coren-PI na realização desse evento. Discutimos o instrumento, fechamos inicialmente as fichas, como serão padronizadas e os elementos de todas as etapas de sistematização da assistência de enfermagem. Este instrumento é muito importante para que a gente padronize a linguagem da enfermagem e também para que haja uma melhoria nas ações de continuidade do cuidado ao paciente”, explica Amanda.

Segundo a conselheira Amanda Barreto as medidas devem melhorar a assistência ao paciente e a comunicação efetiva entre os profissionais de enfermagem que atendem nos plantões, além de dar visibilidade à profissão.