- Conselho Regional de Enfermagem do Piauí - http://www.coren-pi.com.br -

Comissão de Saúde Mental realizará palestras na Semana da Enfermagem

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) realiza, nesta segunda e terça-feira (29 e 30), seu primeiro encontro. A reunião debateu o cronograma de atividades, um plano de ação e a metodologia de trabalho das atividades que a comissão, criada em fevereiro deste ano, realizará.

Dando início às discussões temáticas, a comissão alinhou as palestras que serão realizadas na Semana da Enfermagem, de 12 a 20 de maio. Os integrantes percorrerão estados brasileiros para discutir a organização do trabalho e o sofrimento dos profissionais de Enfermagem e, por fim, começar as discussões e alinhamento do 3° Encontro Latino Americano de Enfermagem em Saúde Mental, a ser realizado no 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos em Enfermagem (CBCENF). Os estados a serem visitados serão: Rio de Janeiro, Amapá, Amazonas, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, São Paulo e Bahia.

A comissão também pautou no debate as reformulações dispostas na legislação de saúde mental determinadas pelo Ministério da Saúde e da Justiça. Em sua avaliação, o cenário nacional da área é preocupante. A alteração das diretrizes de Reforma Psiquiátrica, realizada em 2017, é considerada um retrocesso, pois inclui na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) os hospitais psiquiátricos, ambulatórios de especialidades e comunidades terapêuticas, redirecionando altos investimentos a essas instituições que, para a comissão, vão de encontro ao que a RAPS originalmente preconizava, por meio da inclusão do paciente na sociedade.

Para Dorisdaia Humerez, coordenadora, o objetivo da comissão é aprimorar o trabalho junto aos Conselhos Regionais. “Queremos saber o que está se passando com os profissionais e a expectativa que eles têm sobre a oferta do cuidado integral na saúde mental da Enfermagem”, observou. “A comissão entende que o trabalho da Enfermagem pode ser gerador de sofrimento emocional, necessitando de cuidados”. A preocupação da comissão, também, se deve ao grande índice de depressão entre os profissionais de Enfermagem.

A comissão dispõe de quatro integrantes: Dorisdaia Humerez, coordenadora; Marcos Antônio Garcia; Marcia Oliveira e Francisca Lucélia Farias.

Fonte: Ascom Cofen

[1]