30/06/2018

Câmara de Vereadores de Canavieira – PI aprova carga horária de 30 horas semanais para o profissional de enfermagem

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI),

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Dra. Tatiana Melo, o conselheiro Dr. João Paulo, o conselheiro federal, Dr. Lauro Cesar e o assessor técnico Daniel Carvalho acompanharam, no dia 29 de junho, a apreciação e votação do projeto de lei que visava instituir a carga horária semanal de 30 horas para os profissionais de enfermagem no município de Canavieira – PI.

O projeto de lei foi proposto pela vereadora Irisneth Duarte que, por ser profissional da enfermagem, é sabedora das especificidades e dificuldades da atuação do profissional da área.

Os Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e ex-presidente doo Coren-PI Dr. Lauro ressaltou que a carga horária de 30 horas é uma recomendação de muitas entidades da saúde.

“Os profissionais de enfermagem, em sua maioria, têm a necessidade de ter uma jornada dupla de trabalho para complementarem sua renda e promover a dignidade de sua família. Por isso, a Organização Mundial de Saúde, o Conselho Nacional de Saúde e os conselhos federais e estaduais, defendem que nós temos que ter uma jornada de 30 horas para que os profissionais estejam mais preparados física e psicologicamente para oferecer uma assistência de enfermagem livre de qualquer dano”, afirmou.

“O profissional de Enfermagem não trabalha com um papel, ele trabalha com o sofrimento humano, e trabalhar com o sofrimento humano não é para qualquer um, precisa de dom, de estudo, sangue, dedicação e sensibilidade dos gestores públicos. Hoje nós temos muitos profissionais acometidos com problemas de saúde e a nossa luta é por uma carga horária justa, adequada, por um salário digno, que é uma outra luta nossa”, afirmou a Presidente do Coren-PI ao defender a aprovação do projeto.

O referido projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Canavieira, sendo agora enviado ao Prefeito para sanção.