25/10/2019

Após notificação do Coren-PI, IFPI abre código de vagas para enfermeiros

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) receberá seis novos códigos

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) receberá seis novos códigos de vagas para o cargo de enfermeiro. A medida foi aprovada após o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) notificar a instituição cobrando a presença de enfermeiros em todos os campi do Piauí.

De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, a equipe de fiscalização do Conselho percorreu 20 campi do IFPI para avaliar o exercício da enfermagem nestes locais. “Nós constatamos que não há enfermeiros atuando em algumas regiões, somente técnicos de Enfermagem. Segundo a Lei nº 7.498/1986, as atividades do técnico e auxiliar de Enfermagem somente podem ser desempenhadas sob orientação e supervisão do Enfermeiro”, explica.

No mês de abril deste ano, a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, e o procurador jurídico da Autarquia, Daniel de Carvalho, estiveram reunidos com o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O gestor demostrou interesse em buscar alternativas e a solução encontrada por ele para regularizar a situação foi solicitar junto ao MEC os novos códigos de vagas e, dessa forma, completar a equipe de enfermagem nos IFPI que não possuem enfermeiros.