30/09/2021

38 anos a serviço da Enfermagem: Amparo Vieira recebe o Prêmio Anna Nery

Se você passear alguns minutos pelos corredores do Coren-PI e

Se você passear alguns minutos pelos corredores do Coren-PI e perguntar para qualquer servidor qual a pessoa que mais entende da estrutura do conselho, a resposta unânime será: Dra. Amparo Vieira.

Maria do Amparo de Castro e Silva Vieira nasceu em Elesbão Veloso, interior do Piauí. Mudou-se para a capital, Teresina, ainda cedo para dedicar-se aos estudos e, mais tarde, encontrou a sua maior paixão: A Enfermagem. Em seus 38 anos dedicados à profissão, Amparo Vieira percorreu um longo caminho tendo assumido várias funções. Sempre com muito zelo, comprometimento e dinamismo, participou diretamente de inúmeras conquistas para a Enfermagem piauiense.

Este ano, todos esses anos de dedicação à Enfermagem e ao Coren-PI foram merecidamente reconhecidos. Dra. Amparo Vieira recebeu, na noite do dia 29 de setembro de 2021, o Prêmio Anna Nery, a maior honraria da categoria. O prêmio reconhece personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento da Enfermagem brasileira. A cerimônia aconteceu durante o 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que este ano teve Florianópolis-SC como sede.

A história de amor de Amparo com a ciência do cuidado ganhou as primeiras páginas um ano após a sua formatura, que aconteceu no ano de 1983. Logo de cara, vieram as primeiras contribuições! Quando exercia o cargo de Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem, de 1984 a 1994, a enfermeira desempenhou um papel importante na implantação do primeiro curso de técnico de Enfermagem na rede pública, junto à Secretaria Estadual de Educação do Estado do Piauí. Colaborou, ainda, para a instituição do primeiro curso técnico de Enfermagem da rede privada, atuando como coordenadora e professora durante dez anos (1989 a 1999).

Amparo também foi gerente do serviço de Enfermagem e diretora do ambulatório do Hospital Areolino de Abreu. Reunindo seu vasto conhecimento e experiência na área de saúde mental, lançou, em 1989, o livro “Psiquiatria para Enfermagem”, que foi amplamente utilizado pelos alunos de cursos técnicos e da graduação.

E a lista de pioneirismos não para por aí! Amparo foi a primeira enfermeira coordenadora estadual de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí – SESAPI, cargo que ocupou por 7 anos. Dentro do Coren-PI, ocupou diversos cargos, inclusive, o de presidente, entre os anos 1991 e 1993. Entre as principais contribuições da sua gestão estão a obtenção de recursos para a construção da primeira sede própria do Coren-PI e a efetivação da fiscalização do exercício profissional, com a contratação do primeiro fiscal.

A mais nova homenageada descreve o sentimento de receber o prêmio Anna Nery e agradece a todos que contribuíram para que esse momento chegasse: “Passa um filme de tudo que construí, de tudo que realizei. O sentimento é de gratidão. A Deus por ter permitido que eu recebesse essa homenagem em vida; à minha família, pela compreensão de todas as ausências ao longo dessa história e a todos os meus colegas de Coren-PI, que nunca me abandonaram durante essa caminhada. Que bom que eu não desisti,” finaliza Amparo com satisfação.

A chefe da Divisão de Fiscalização, Enfª Angelane Neponucemo, que já trabalhou diretamente com Amparo Vieira, relata a satisfação de ter uma profissional tão determinada como colega de trabalho: “É sempre muito bom compartilhar a rotina de trabalho e conhecimentos com a Dra. Amparo. Ela é uma pessoa acolhedora, que se dedica ao máximo, sempre se colocando à disposição para ajudar o outro ao máximo”, conta Angelane.

Prestigiaram a cerimônia o presidente do Coren-PI, Enf. Antonio Neto, e os conselheiros: Enf. Wendel Alves, Enf. Amado Bento, Enfª Elisangela Varonil, T.E. Leone Damasceno e Enfª Deusa Helena Albuquerque. Nada mais justo que reconhecer a dedicação de quem tanto contribuiu para as Enfermagens piauiense e brasileira. Que histórias como as de Amparo Vieira sirvam de exemplo para todos que acreditam em uma Enfermagem mais justa.

 

 




  • e-dimensionamento-207x117
  • BannerLateralSaudeEvidencias-207x114