07/01/2020

2020 é ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia

A Assembleia Mundial de Saúde de 2019 designou 2020 como

A Assembleia Mundial de Saúde de 2019 designou 2020 como o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. O marco comemorativo, que será celebrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), tem como objetivo conhecer o trabalho feito pelos profissionais de enfermagem e obstetrícia em todo o mundo, defendendo mais direitos para esta categoria, melhores condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

De acordo com a OMS, o mundo necessita de mais 9 milhões de enfermeiros e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Já a OPAS destaca que nas Américas são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais.

Os profissionais de enfermagem e obstetrícia desempenham um papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde e são fundamentais para a promoção de saúde e prevenção de doenças.

A iniciativa, que durará o ano todo, reúne OMS, OPAS e seus parceiros, entre eles a Confederação Internacional de Parteiras, o Conselho Internacional de Enfermeiras, a campanha Nursing Now e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) se prepara para promoção de ações comemorativas em âmbito regional para o ano da Enfermagem.

Fonte: Com informações da OPAS Brasil